quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Bem-Vindos sejam ao Templo da Sabedoria Elemental!





Sejam todos muito bem-vindos ao Templo da Sabedoria Elemental!




SOBRE NÓS...




Nós somos uma equipe composta, neste primeiro momento, por três espiritualistas independentes. Com essa denominação, dizemos que seguimos nosso caminho e descobertas de nossas verdades espirituais individualmente, sem depender totalmente de intermédios, templos e doutrinas. 


Sabemos que essa equipe tende a crescer com o tempo e estaremos abertos a isso. 

Num outro momento, nos apresentaremos individualmente. Cada um de nós; tanto os que já estão na equipe quanto os que virão, há de contribuir à sua maneira para a partilha de olhares provenientes de personalidades distintas, tornando o nosso blog mais diverso e mais abrangente. 

Este espaço de partilha é parte de uma missão que nossos mestres confiaram a nós. Tal missão consiste em registrar, revelar e disseminar conhecimentos e experiências espirituais, em prol de uma construção coletiva de uma conexão mais palpável com a nossa essência individual, com os espíritos que nos rodeiam (encarnados ou não) e com o que factualmente ocorre no plano espiritual; para que, através desse conhecimento, possamos apurar a consciência de como esses "dois" mundos se relacionam, bem como qual é o nosso papel nesse momento de nossas existências. 





SOBRE O DECAGRAMA ELEMENTAL...


O símbolo que nos representa na foto do blog e da página no facebook é um decagrama. Este símbolo representa o todo que constitui nossos corpos, nossas almas e nosso planeta. É representado hoje desta forma mas, como tudo, é mutável, pois podemos descobrir sempre novos segredos sobre nós e nosso meio, portanto, pode não ser esse o símbolo do todo no futuro. 


No entanto o decagrama elemental já é um símbolo estudado no plano espiritual e que se faz presente e condizente com nossa realidade há muitos anos.

Ele nos foi apresentado há pouco tempo pelos nossos mentores espirituais, jamais ouvimos falar da mesma teoria em terra enquanto estudos de espiritualidade registrados e devidamente arquivados, soubemos que os registros que existiram foram confiscados ou extintos junto a culturas ancestrais importantíssimas. Talvez esses estudos ainda existam e ainda não tivemos acesso aos mesmos, quem quiser partilhar sinta-se a vontade! 

 A vida tem processos (nascimento, crescimento, amadurecimento e morte) bastante comuns, para também representar a vida simbolicamente apropriamo-nos da figura representativa da estrela, que carrega a mensagem de que nossos ciclos estão ligados aos ciclos do universo e vice e versa. Essa é apenas uma das possibilidades de representação simbólica, mas é uma das mais abrangentes dentre todas as culturas do mundo. Peguemos o pentagrama, encontrado tanto nas religiões ancestrais ocidentais quanto nas orientais, essa imagem, convertida pela indústria cinematográfica americana em símbolo de adoração ao mal, na verdade,  simboliza a harmonia dos elementos que constituem a vida, bem como o sagrado feminino por sua ligação com o planeta Vênus.   

Os elementos do pentagrama em sua definição mais conhecida, por exemplo, no ocidente, são terra, fogo, água e ar e uma quinta essência que seria o que dá origem a alma. No oriente (China, Japão, Coréia, Mongólia), porém, os elementos do pentagrama são Fogo, Terra, Metal Madeira e Água. É uma explicação que faz sentido, entretanto como se conseguir harmônia entre todas as coisas se uma delas não tem uma força oposta complementar? Nossas descobertas e estudos com nossos mestres têm nos revelado mais... 

Foram apresentados a nós dez elementos, a união de dois pentagramas opostos.   

Dez elementos que juntos trazem harmonia, equilíbrio e vida. Todos precisamos dos dez e os temos em nós (seguindo a linha de raciocínio que trás o decagrama), o que nos diferencia enquanto seres é qual é o nosso nível de proximidade de cada um deles. 

São cinco femininos e cinco masculinos, cinco quentes e cinco frios, cinco do céu e cinco da terra; todos tem uma relação constante de dependência e cooperação direta ou indireta.

  
Na ordem de nosso decagrama em sentido horário, temos a Lua, o Vento, a Água, a Luz, a Floresta, o Sol, a Terra, o Fogo, o Raio e a Sombra.  

Cada um com suas particularidades, com sua missão, mas todos de suma importância para a vida como nós conhecemos. 

A alma humana se origina no elemento que lhe é mais agradável, isso varia de acordo com a personalidade que já carrega alguns traços proeminentes por conta do percurso energético que fazemos antes de tomar uma forma, que seriam para nós, a de alma humana. Portanto, cada um de nós nasce com um destes dez elementos em força total e vai aprofundando seus conhecimentos sobre o mesmo e os outros nove elementos que estão um pouco mais distantes em compreensão e manipulação.


Isso explica porque temos afinidades e repúdios por coisas/ situações específicas e também explica porquê, mesmo que alguém pareça um pouco conosco, jamais será 100% igual. 

As variações elementais (a disposição do nosso decagrama pessoal) é uma das variáveis que nos faz únicos. Dentre outras podem estar a posição das estrelas no momento de concepção, nascimento, fator genético, construção psicológica, o meio em que vivemos e inúmeras combinações infinitas que só foram e só serão realizadas uma vez. 

Mas como dito anteriormente, carregamos um elemento com a força total, que seria o primeiro em nosso decagrama pessoal - com "força total" não queremos dizer que temos o conhecimento absoluto sobre tal elemento, mas simplesmente que ele nos é natural - este determina muito sobre como será nossa vida, como iremos reagir ao mundo e às relações. 

Faremos textos posteriormente explicando cada um dos elementos e aprofundando tudo que aprendemos sobre eles, é um tema bastante abrangente e queremos aqui neste texto apenas apresentar um pouco de nossa filosofia para despertar o interesse para futuras leituras! 



SOBRE O TAROT DAS SOMBRAS...


Seguiremos fazendo consultas de tarot como já divulgamos na nossa página do facebook: O Templo da Sabedoria Elemental (virtualmente, presencialmente, individual e coletivamente), utilizando do nosso próprio, pintado artesanalmente carta por carta. A concepção artesanal única, potência a exatidão da previsão e a conexão que o tarot estabelece  com o tarólogo (por conta do processo artesanal e artístico) foi um dos conhecimentos recebidos com muito carinho do espiritual e materializado por nós. 


Esse oráculo é denominado Tarot das Sombras pela criadora do próprio, uma de nossas mestras, Shanti Sont Briat, e por muitos espíritos que o utilizam. Quando aprendemos a concebê-lo e a começar a compreendê-lo (por volta de dois anos atrás) ainda nada sabíamos desse universo (nunca havíamos feito leituras com nenhum outro Tarot/baralho nem mesmo estudado sobre), com auxílio dele descobrimos muitas sabedorias e nos aprofundamos muito dentro do decagrama, já que é baseado nos dez elementos, recebendo a nomenclatura também de Tarot Elemental. 



Para quem quiser saber mais das consultas é só mandar mensagem nessa postagem ou enviar um e-mail, se preferir, para templodasabedoriaelemental@gmail.com.

  
Esperamos que se sintam abrigados e que possamos nos aprofundar cada vez mais no conhecimento e desfrutar novamente da vida em seu estado de equilíbrio!


Atenciosamente;




Lua e Sombra





Um comentário:

  1. Interessante, tive um insight de tatuar um decagrama no plexo solar a um tempo atrás. Desenhei a mão e pedi pro tatuador seguir o mais fiel do meu traço possível, bem centralizado. Entendi isso como um símbolo de proteção.

    ResponderExcluir