sábado, 25 de março de 2017

Corpo, mente e espírito: como a saúde espiritual e física afetam o pensar político?

Olá! 
Dadas as circunstâncias políticas, resolvemos colocar mais informações para uma reflexão coletiva... 

DOIS ESCÂNDALOS 

Os resultados da operação "Carne Fraca" da polícia federal sendo amplamente divulgados após a divulgação do plano de governo de reformar a previdência
A ideia proposta da reforma nos direitos e deveres dos trabalhadores é absurda e a alimentação digna é um direito negligenciado dia pós dia. Através alimentação propositalmente adulterada pela indústria alimentícia, nossas capacidades físicas, energéticas, sensoriais, mentais e espirituais são prejudicadas em prol da manutenção do poder. 
A grande questão é: devemos deixar de dar a devida importância a algum desses dois fatos divulgados? 
As duas questões são de suma importância, não há nenhuma que seja mais emergencial do que a outra. Muito pelo contrário, ambas confluem tanto do ponto de vista da política terrena, quanto do ponto de vista espiritual. Se é perceptível para nós que o jogo midiático "tapou" um problema com outro, numa tentativa (de sucesso) de distração pública, por que não extrairmos o que podemos da situação? O povo brasileiro já sabe há tempos que sua alimentação é precária, alguns tem mais informação sobre isso e outros menos. Passamos muito tempo negligenciando os componentes dos alimentos industrializados e o que está oculto é ainda pior...

ALIMENTAÇÃO E MEDIUNIDADE 

Os médiuns sabem o quanto uma alimentação adequada auxilia na abertura ao espiritual, muitos têm rigorosos rituais alimentares para melhor se conectarem. Em todas as culturas a comida aparece como um bem sagrado, como demonstração de amor (tanto da natureza, que nos cede toda sua fértil variedade, quanto de um ser para outro). A comida é oferenda universal preferida na maioria das vezes aos deuses da natureza, se encontra registrada em muitas obras de arte que se referem de alguma forma a espiritualidade e é também meio de purificação, cura, melhoria no humor e auxílio emocional pelas culturas ancestrais.

Mas por que a alimentação é tão importante? 

O óbvio: para sobreviver um corpo necessita alimentar-se. Nosso corpo é uma complexa estrutura, no nosso dia gastamos muita energia para seguir vivendo, caminhando, falando, sorrindo, chorando, pensando. Viver um dia nos exige muito e essa energia tão valiosa provém da alimentação, basicamente. Sendo assim, comer bem e do melhor alimento (que nutre) é essencial para ter um corpo sempre em bom funcionamento. Entretanto, sabemos que nosso corpo necessita de outras manutenções além da comida, que são água (que é presente também nos alimentos), a respiração e exercícios físicos. Os exercícios mantêm a elasticidade e a capacidade de mandar informações do cérebro ao resto do corpo em plenitude, são a manutenção constante estrutural.

O não-tão-óbvio: as grandes indústrias alimentícias contém poder mais amplo do que imaginamos sobre a população porque têm a "chave" para doenças múltiplas e, um povo sem terra e sem conhecimentos sobre plantio e alimentos (e totalmente sem tempo para se "preocupar" com uma alimentação de qualidade, já que é pressionado e educado a produzir para outros e muito pouco quase nada para si mesmo), não tem outra opção a não ser consumir os produtos fáceis e que prometem nutrição e sabor (direto da fazenda!)... 

Colocadas essas informações fica fácil saber que uma má alimentação e má qualidade da água e ar interferem totalmente na nossa vida, muito mais do que poderíamos nos dar conta. 

Agora, vamos expor a parte espiritual dando uma breve introdução nos nossos conhecimentos sobre energia.

 AS CINCO ENERGIAS ESSENCIAIS 

ENERGIA VITAL - Dá a vida porque mantém a energia espiritual unida a energia física. Dela é constituído o famoso Cordão da Vida (ou Cordão de Prata), que é bastante retratado em viagens astrais, sonhos e obras de arte. 

ENERGIA ESPIRITUAL - É a essência individual de cada ser. Carrega nossa natureza, nossas missões e é ela que o estado meditativo denominado "Nirvana" na cultura Budista busca, junto a energia Vital, que seria o entendimento total de quem somos aliado à potência de vida. 

ENERGIA FÍSICA - Oferece a estrutura necessária, é responsável pela formação, alimentação, manutenção e delimitação do meio de vida. É capaz de absorver outras energias e mover o plano material. 

AURA - Se responsabiliza pela sociabilização com outras energias, servindo também na proteção do corpo. É maleável, capaz de ganhar o tamanho, textura e formato que desejarmos, comumente tem a forma que nos é mais agradável e de melhor manipulação, é constituída da nossa energia por isso cada aura tem uma cor específica, o primeiro contato com outras energias se dá no toque de auras, ela oferece a "primeira impressão" que outros seres terão sobre nós e nós sobre eles.

ENERGIA CÓSMICA - Vem do cosmos, a comunicação mais genuína com o todo, através dela desenvolvem-se a mediunidade e a criatividade. É a única energia que vem de fora do corpo e se adapta, sendo essencial para a vida. A energia cósmica é o laço entre nós e o universo. 

Essas energias necessitam de cuidados para manterem-se bem e cumprirem seus papéis na nossa vida, esses cuidados são: 

VITAL: Fazer aquilo que corresponde com nossa natureza, desenvolver a vocação que nos foi destinada, estar maleável a aprendizados que necessitamos obter. Essa energia corresponde ao nosso tempo de vida, não aumenta mas pode ser fortalecida aumentando consequentemente o tempo de vida física por não "dissipar-se" facilmente caso esteja aliada a um corpo e espírito saudáveis. 

ESPIRITUAL: Não ignorar os caminhos emocionais de nossa mente, estar com quem nos faz evoluir, compreender nossa missão e colocá-la em prática. Essa energia não acaba, pode aumentar ou diminuir sua intensidade. 

FÍSICA: Alimentar-se corretamente, manter o corpo em constante movimento de expansão com auxílio de alongamentos e musculação (cada um no seu limite), beber água o suficiente, perceber os sinais corporais, estar aberto a novos movimentos e novos aprendizados. A energia física saudável está sempre em expansão junto de tudo aquilo que se aprende, é prejudicial à ela a estagnação (sedentarismo, não dizer aquilo que se sente, não ampliar sua capacidade) e a absorção de alimentos que a tornam rígida ou pesada em demasia. 

AURA: Manter todas as outras bem é essencial para a aura, ela é a última energia a se formar por ser uma "sobra" energética que vaza para fora do corpo através do chakra principal, portanto, se todo o sistema energético do corpo não estiver bem ou com um mínimo defeito ela dará sinal tornando-se fraca, esburacada, não cumprindo com seu papel de se contactar com outras energias e defender o corpo se necessário. É extremamente maleável se bem trabalhada e conhecida por seu dono.

CÓSMICA: Essa energia vem do cosmos, como dito anteriormente, necessita de porta de entrada. Por isso se os chakras estiverem em bom funcionamento, principalmente o terceiro olho (sem bloqueios, com força de giro suficiente), ela entra no corpo e cumpre seu papel. Tende a vir com maior carga para os médiuns e artistas, por serem aqueles que estão em constante comunicação com o cosmos. Atividades artísticas em geral trazem energia cósmica, a meditação para conexão com o espiritual é um exercício básico que estimula muito os chakras de contato (estrela do céu, coronário e terceiro olho) e, portanto, trás energia cósmica; o orgasmo amplia a atividade energética do corpo e para maior absorção e compreensão do momento tendemos a receber mais energia cósmica; atividades naturais intensas, como a gestação e o parto, ampliam muito a capacidade de expansão corporal, trazendo muita energia cósmica. O universo é fonte ilimitada de energia para nós e quanto mais energia cósmica recebemos (dentro de nossos limites) mais possibilidades temos.

Na imagem a seguir- Como se organizam as cinco energias no funcionamento chákrico:


Esse esquema foi desenhado para explicar o funcionamento harmônico das cinco energias num chakra, nele a Aura sai de dentro da estrutura do chakra resultante do movimento energético das outras quatro energias e do elemento presente no chakra, cada um tem um elemento regente. Esse movimento é circular, funciona com o movimento constante a partir da entrada da energia Cósmica que movimenta a energia Vital (as pás), que tem como eixo a energia Espiritual. A estrutura que protege é a energia Física.  

Como pudemos perceber, as energias essenciais necessitam umas das outras para manter um corpo em funcionamento e em expansão no decorrer da vida. 


COMO SE DÁ O DESENVOLVIMENTO DESSAS ENERGIAS EM NOSSO CORPO? 

Como todos sabem, quando nascemos somos extremamente maleáveis. Estamos propícios a desenvolver o corpo de todas as maneiras imagináveis, podemos absorver todo tipo de conhecimento com uma facilidade assustadora. Apesar de cada criança ter seu ritmo, todas tem em comum a facilidade com o novo, por uma questão de sobrevivência. Para cada diferente tipo de inteligência há um estímulo específico que se descoberto e aplicado tem resultados impressionantes no desenvolvimento humano. Uma boa alimentação favorece a energia física de seguir funcionando bem, o aleitamento materno a longo prazo é um dos fatores que forma seres mais capazes de lidar consigo e com o outro. 

Até mesmo o pensamento é físico, portanto uma criança bem alimentada e bem aleitada (por leite materno) tende a aprender com maior facilidade. O aprendizado é exercício cerebral (absorção e expansão da capacidade de fazer sinapses). Essa maleabilidade do começo da vida se dá pela necessidade de expandir, crescer, absorver. O trabalho de todas as energias está em potência total. 

No decorrer da vida. fatores como a pressão social e pressão emocional, enrijecem a capacidade de expansão das crianças. Na juventude isso tende a piorar. Chega um determinado ponto da vida (isso é fisiológico) em que o corpo para de expandir sozinho (ainda com todas as barreiras, ele continuou expandindo, muito menos do que deveria possivelmente), esse momento é o que chamamos de "fase adulta". O amadurecimento é nada mais nada menos que o corpo deixando sobre nossa direção aquilo que faremos dele, isso inclui se cumpriremos nossa missão espiritual ou não.

VAMOS REVER... ANTES MESMO DO AMADURECIMENTO TOTAL DO CORPO, COMO SEGUE A VIDA NA SOCIEDADE ATUAL? 

O estímulo cerebral dos diferentes tipos de inteligência, tivemos?

Tivemos quem nos auxiliasse a descobrir e desenvolver nossos talentos, nossas sensibilidades? 
A educação pública, no Brasil, como bem sabemos, é sobrecarregada de milhares de alunos com muita energia e cada um com sua particularidade (vida familiar, amigos, como nasceu, se foi amamentado ou não e por quanto tempo), não esquecendo que os cuidadores das crianças sofreram dos mesmos processos em diferentes escalas, então não temos, na maioria das vezes, professores humanamente qualificados para desenvolver corretamente a inteligência de seus alunos. Imaginemos com quarenta alunos ao mesmo tempo em sala? Se, por ventura, encontrarmos nosso mestre, que seria um professor que dá atenção especial (por ter uma ligação diferente conosco, o que é natural de acontecer, impossível seria ter a mesma ligação com cada um dos alunos) e ele resolver dar essa atenção (e ter tempo hábil para isso) já transformamos um ciclo desgostoso de aprendizado em algo mais suave e mais proveitoso. É muito difícil se desenvolver nessa sociedade como ela é. Alguns tem mais sucesso no aprendizado individual, não necessitam tanto de atenção de terceiros, mas isso é um tipo de ser, uma possibilidade dentre milhares de outras... 

O estímulo físico, tivemos? 

A educação física de hoje dificilmente educa o físico. O correto seria o desenvolvimento da consciência corporal. Com pais e/ ou cuidadores ocupadíssimos na questão da sobrevivência (ter dinheiro o suficiente para sobreviver) dificilmente teremos os estímulos adequados e o conhecimento necessário para manter um corpo em desenvolvimento e expansão.

E a ALIMENTAÇÃO? 

Bom, aí chegamos num dos pontos-chave da qualidade de vida. Perguntamos novamente, por que a alimentação é tão importante? A maioria das famílias foi erroneamente educada sobre alimentação e seguirá compactuando com informações extremamente prejudiciais porque aprendeu assim. 

NA PRIMEIRA INFÂNCIA: O aleitamento materno é bastante desencorajado por PARECER ser mais cansativo para a mãe, com licenças maternidade contendo um tempo absurdamente curto de contato constante com o bebê (apenas 6 meses ou menos, depende da empresa), e, ainda, são empurradas "goela a baixo" do recém-nascido (por falta de instrução e de auxílio) fórmulas e qualquer outro alimento que não o que ele REALMENTE precisa que é o leite da mãe! Esses industrializados vêm com componentes "ocultos" que podem não estar no rótulo nem no sabor, muito menos na propaganda, que acabam por não ser nutritivos e, pior, extremamente prejudiciais ao desenvolvimento humano, trazendo imediatamente a fraqueza no sistema imune com doenças constantes e irritabilidade do bebê (que reage muito sensivelmente a tudo que absorve). 

Seguimos a alimentação com papinhas industrializadas, outra promessa de praticidade para os cuidadores e nutrição para as crianças. Não é bem assim. Papinhas que, na maioria das vezes, estão carregadas de açúcar e sal, que manipulam o sabor real dos alimentos, formando degustadores de açúcar e sal e não degustadores de alimentos. Não para por aí, depois entram os danones, bolachas recheadas, sucos de caixinha ou em pó. Isso nos afasta da conexão com a natureza e tudo que ela oferece, há crianças que nem sabem o nome de legumes, verduras e frutas!!! 

NO RESTO DA VIDA: Aprendemos a nos alimentar com aquilo que é prático, num determinado ponto em que o cérebro está VICIADO em açúcar e sal, fugindo de tudo que não tenha os "temperinhos", optamos por refeições mais rápidas para seguir um "dia produtivo", portanto muitas vezes não comemos o necessário (nem o nutritivo) e precisamos comer constantemente "bobaginhas" no decorrer do dia, esquecendo das frutas. Quando nos lembramos dos legumes, verduras, frutas e até mesmo das carnes, consumimos direto do mercado com componentes cancerígenos e extremamente prejudiciais, entram aí os agrotóxicos, hormônios, corantes artificiais, estabilizantes conservantes, a lista é interminável! Tudo serve para favorecer a indústria, sua produtividade e vendas, junto da suposta satisfação dos consumidores. Não sabemos muito sobre o que consumimos, isso é perigoso.

TEM MAIS: Alguns alimentos vem com compostos do tipo metais pesados, isso mesmo, metais. A água, também manipulada pela indústria da água, vem bastante diferente da água doce das nascentes... Como sabemos, fábricas e pessoas jogam MUITO LIXO na nossa água. Lixo que volta pra nós e para nossa família, lixo que alimenta as plantas, plantas que alimentam animais. Água que chove, água que purifica. 

Voltemos a abordar a questão espiritual agora... Nós já citamos que precisamos das cinco energias para manter um corpo bem e em expansão, quais são os efeitos dessa educação alimentar e dessa água sobre nós? 

ENERGIA FÍSICA: É enrijecida desde que iniciamos nossa alimentação nessas diretrizes, dificultando o desenvolvimento físico e a formação de sinapses cerebrais, dificultando o aprendizado até mesmo de crianças. 

ENERGIA CÓSMICA: Com a baixa do corpo e dificuldade de manutenção, os chakras trabalham com dificuldade e sobrecarregados, necessitando de grande quantidade de energia (principalmente o plexo solar e o encontro das águas) para purificar o corpo, absorver e digerir esses ingredientes sem prejudicar o organismos (como digerir metais?). A energia cósmica pode ser barrada constantemente pelo mau funcionamento dos chakras de contato ou até pelo bloqueio total dos mesmos, sendo muito mais difícil contactar o plano espiritual, a energia criativa e o nosso "eu superior".

ENERGIA ESPIRITUAL: Fica com poucas alternativas de desenvolvimento pelo baixo contato com nossa missão, diminui a intensidade e isso pode nos gerar tristeza, depressão, sentimento de incapacidade. 

ENERGIA VITAL: Fica mais sensível por ter as duas energias a qual se liga (física e espiritual) frágeis e com problemas, tornando a vida mais frágil e as possibilidades de desenvolvimento de doenças fatais maiores ou até mesmo morte súbita. 

AURA: Se mantém com muita dificuldade, tornando a vida em sociedade muito mais pesarosa, a partilha de sentimentos mais difícil e o reconhecimento de situações de perigo ou pessoas importantes quase não existirão. Ocorrerá baixa na percepção de guias e mentores espirituais, dificuldade de compreender o outro nos tornando egoístas e agressivos. 

Podemos concluir que, um povo que se alimenta mal e consome água tóxica, tem dificuldades EXORBITANTES no desenvolvimento da consciência corporal, da mediunidade, da consciência da vida em sociedade, do aprendizado natural, do cuidado com a natureza, com os animais e com outros seres humanos, do entendimento rápido de novas informações e mais: da LIGAÇÃO entre uma informação e outra. Em suma será um povo facilmente manipulável e que irá ensinar como ser submisso a quaisquer manipulações aos seus herdeiros se chegar a conhece-los, pos fatalmente, as pessoas morrerão precocemente. Por isso, além de estudarmos intensamente a situação política e social, levemos SEMPRE em conta, daqui por diante, as bases do desenvolvimento humano: 
COMO SE NASCE. 
COMO SE NUTRE. 
COMO SE ESTIMULA. 
COMO SE SENTE. 
COMO SE RELACIONA. 
COMO SE DIALOGA. 

A carne estragada é só uma pequena, mísera, parcela do problema. Ela, junto de muitos outros alimentos prejudiciais consumidos por nós há gerações, nos impede de ver que somos escravos de um sistema completo de alimentação, religião, medicalização, educação, saneamento básico e mídia. Tudo organizado para nos afastar de nós mesmos, a cada dia mais.

Gratidão e até breve!

Lua e Sombra.